O Mountain Bike chegou no Brasil no final da década de 80 com algumas pessoas trazendo uma bicicleta MTB na bagagem quando voltavam de suas viagens ao exterior, para os mais humildes que não podiam ter este luxo, restava modificar as bicicletas que aqui eram fabricadas em algo que pudesse minimamente enfrentar as trilhas, mas eu não me animei com esta alternativa. Finalmente no final de 1988 a Caloi lança uma bicicleta “quase” Mountain Bike, tinha pneu “balão” e 15 marchas não indexadas, ou seja, as alavancas serviam apenas para ir esticando ou soltando o cabo do cambio até que a corrente mudasse de engrenagem, freios ferradura que rezando bastante paravam a bike quando em alta velocidade, foi ai que mudei da modalidade Speed para o Mountain Bike.

 Nesta época eu estava terminando a fase de Trail e Enduro com motocicleta e agora com as duas coisas que gostava muito: trilha e bicicleta unidas, as incursões que eu fazia de moto passaram a ser feitas com Mountain Bike.

 O meu conhecimento de caminhos e rotas me tornava um guia natural e assim minhas saídas de bike acabavam sempre arregimentando outros bikers e com o passar do tempo acabei incorporando isto como uma atividade profissional.

 No final da década de 90 com a popularização da Internet aqui no Brasil, publiquei um site com uma denominação que há tempos tinha guardado na gaveta “Tribo do Pedal Selvagem” foram uns 22 anos trabalhando com esta marca e agora estou iniciando uma nova denominação para a minha atividade no Mountain Bike: Mazinho Bike Terra!