Ritmo 

O fator que mais influencia no desgaste físico do biker em uma pedalada é o ritmo ou intensidade, manter-se por volta dos 60% do ritmo cardíaco máximo podemos considerar um ritmo tranqüilo, ideal para se percorrer uma distancia maior, com a capacidade física que se possui, entretanto, estes mesmo 60% são diferentes se compararmos com diversos níveis de ciclista, baseado na carga de treinamento, assim um passeio em ritmo tranqüilo para um ciclista com uma carga de treinamento intensa se torna um passeio super ligeiro para o ciclista casual de fim de semana.

 Para definições dos nossos eventos vamos usar a tabela abaixo, As velocidades médias citadas é baseando-se em um roteiro de subidas leves e moderadas e sem dificuldades técnicas, aquele que só tem estradas.

Ritmo Características Adequado para
Lento Velocidade média geral do passeio fica abaixo dos 10 km/h
Muitas paradas no decorrer da atividade
Bikers iniciantes que estão aprendendo a pedalar
Devagar Paradas regulares e velocidade média em torno dos 11 km/h Bikers novatos, que já tem um pouco de experiência na terra.
Tranquilo Velocidade em torno dos 14 km/h e paradas em pontos estratégico Biker intermediários, aqueles que já pedalam a um bom tempo na terra, mas com uma carga baixa de treinamento.
Meio Ligeiro Velocidade média entre 15 e 20 km/h
poucas paradas
Bikers com uma boa carga de treinamento, 2 a 4 vezes por semana com intensidade moderada.
Ligeiro Velocidade acima dos 20 km/h
quase sem paradas
Bikers com carga de treinamento intensa.

 A velocidade média, indicada acima, é sem contar as paradas.